Sofri um Acidente Há Anos. Tenho direito a uma indenização do INSS?

Se você sofreu um acidente — seja no trânsito, no trabalho, doméstico u até mesmo praticamente algum esporte, como por exemplo, futebol — e ficou com sequelas permanentes, mesmo que o acidente tenha ocorrido há muito tempo, é possível ter direito a uma indenização através do chamado auxílio-acidente do INSS.

Isso porque a lei não define um “prazo de validade” para solicitar esse benefício quando as sequelas permanecem e afetam sua capacidade de trabalhar.

O que é o Auxílio-Acidente?

O auxílio-acidente é um benefício pago pelo INSS como forma de indenização para quem sofreu um acidente de qualquer tipo e teve a capacidade de trabalho reduzida.

Mesmo que você tenha voltado ao trabalho, se não consegue mais exercer sua função da mesma forma, ou precisou ser reabilitado para outro cargo, pode sim ter direito ao benefício.

Precisa ser um acidente recente?

Não.

O que importa é que:

  • O acidente tenha deixado sequelas permanentes;
  • Essas sequelas causem dificuldade para exercer o mesmo trabalho de antes;
  • Você era segurado do INSS na época do acidente ou havia recentemente sido dispensado da empresa.

Mesmo que o acidente tenha acontecido há 5, 10 ou mais anos, se as consequências ainda afetam sua vida profissional, o direito continua válido.

Quem pode receber o Auxílio-Acidente?

✅ Trabalhadores com carteira assinada (CLT) ou que recém haviam sido dispensados da empresa.
✅ Trabalhadores avulsos
✅ Segurados especiais (como agricultores familiares)

Como saber se eu tenho direito?

Você pode ter direito se:

  • Sofreu um acidente e recebeu auxílio-doença na época;
  • Ficou com alguma limitação física (como dor, falta de mobilidade, perda de força ou necessidade de adaptação no trabalho);
  • Voltou a trabalhar, mas não consegue mais fazer as mesmas funções;
  • Precisou passar por reabilitação profissional para outra função.

Esses são sinais claros de que a sua capacidade laboral foi reduzida, e que você pode estar deixando de receber um benefício importante.

Preciso pedir no INSS?

Se você já recebeu o auxílio-doença na época do acidente, há entedimentos nos Tribunais de que não precisa fazer novo pedido no INSS.

Você pode entrar direto com uma ação judicial, já que o INSS muitas vezes reconhece o acidente, mas não converte o auxílio-doença em auxílio-acidente — mesmo quando deveria.

A Justiça tem entendido que, nesses casos, o pedido judicial é totalmente válido e pode garantir o pagamento do benefício com atrasados.

Conclusão

Se você sofreu um acidente no passado, ficou com sequelas e teve que se adaptar no trabalho, não importa quanto tempo passou:
Você pode ter direito ao auxílio-acidente e não está sozinho nessa.

Fale com um advogado da SMS Advocacia especialistas em Acidentes

Evite perder tempo ou dinheiro tentando resolver isso sozinho. Entre em contato com um advogado de nossos advogados e descubra como garantir seu benefício com segurança.

📞 Agende uma análise gratuita do seu caso agora mesmo.
Vamos te ajudar a conquistar o que é seu por direito!

Compartilhe